segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

A Viagem Continua


Não admitas que desalento e azedume te anulem a confiança em Deus e em ti mesmo...
Estamos todos num curso de aperfeiçoamento espiritual valendo por viagem difícil para os Cimos da espiritualidade.

Toda subida exige suor.
*
Se já retiraste do vale, no encalço dos montes dedicados ao conhecimento superior, onde se te descerrarão novas luzes segue adiante e não desanimes.
*
Terás talvez perdido certas preciosidades.
Não te impressiones.
Sabes que os Mensageiros da Luz te esperam à frente e não se te faria possível alcançá-los sob o peso de bagagem excessiva.
*
Provavelmente, sofreste o afastamento de amigos.
Não te aflijas.
Seguindo sempre, obterás mais facilmente as condições precisas a fim de auxiliá-los para que se te reinstalem na equipe.
*
Pessoas amadas resolveram descansar, sem necessidade, nas margens da senda, impondo-te o desapontamento da separação temporária.
Não te incomodes.
Todas elas serão compelidas pelas circunstâncias a retomarem o caminho.
*
Sugestões de imaginária fadiga te empalidecem o ânimo.
Não te deixes abater por impressões negativas.
Trazes contigo o manancial da fé, sobre o qual se te apoia sustentação na jornada.
*
A morte, em vários casos, te haverá furtado a presença alentadora de alguém, cujo carinho te escorava a sensibilidade no dia-a-dia.
Não te interrompas, porém.
Essa criatura se adiantou na estrada, de modo a aguardar-te, com mais riqueza de amor, no Mais Além.
*
Haja o que houver, não te detenhas na subida escabrosa porque a viagem continua, independentemente de nossa própria vontade, e essa viagem é a própria vida que Deus nos concede a cada um para que, gradativamente, nos desfaçamos de qualquer sombra na conquista da luz.

🌹🌵🌹
EMMANUEL
CHICO XAVIER
Obra: Linha duzentos
🌹🌵🌹

20 de fevereiro

Por que ter medo?

EU ESTOU sempre com você.

EU o precedo para preparar o caminho, e ele se desdobrará à sua frente com perfeição, no momento certo.

Você deve ter fé, e essa fé deve ser forte e inabalável para permitir que esta vida seja vivida.

Sua fé crescerá à medida que for sendo posta em prática.

A fé não é algo para se conversar a respeito.

Deve ser vivida para que todos possam ver que ela não é somente uma maneira de se viver nas nuvens, mas é algo real e aplicável ao nosso dia a dia.

É inútil conversar ou ler sobre a fé se não se vive por ela.

Isso significa ter a coragem de nadar nas águas profundas e não somente ficar andando pelo raso, sentindo a segurança de seus pés no chão, fingindo que sabe nadar.

Por que não se pôr em ação e começar a viver esta maravilhosa vida agora?

🌹🌵🌹
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌹🌵🌹








🌹🌵🌹

Mensagem do ESE

Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; – ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até ao ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. – E, quando houvesse distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria.

A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; – não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre.

Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade (S. PAULO, 1ª Epístola aos Coríntios, 13:1 a 7 e 13.)

🌹🌵🌹
O Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XV — Fora da caridade não há salvação > Necessidade de caridade, segundo S. Paulo >
🌹🌵🌹

Estar Bem Consigo Mesmo


Deus!

Extingue-me o vazio interior, a desesperança, o desalento.
Preciso fazer um ajuste por dentro de mim, uma correção, uma melhoria, um encontro comigo mesmo, a fim de que as minhas energias apareçam, renovem-se, não se percam ou dispersem.

Sinto grande necessidade de encontrar paz, de exercer mais as minhas qualidades, de firmar-me, de fazer a minha vontade ser mais clara,
de descobrir como agir e me realizar de verdade.

Ajuda-me, ó Deus, a vencer o vazio e a fazer este ajuste: usar as minhas forças,
no dia-a-dia, em ação concreta, na hora precisa.

Assim, descobrindo-me, reencontrando-me, firmando-me, exprimindo o que sou, o que penso e o que posso fazer,
crio condições para a vinda da paz.

Vê-la-ei brotar e senti-la-ei,
porque estarão resolvidas as questões atormentadoras.

Abençoa, Deus, os meus propósitos, e concede-me as luzes, a alegria e a prosperidade de que preciso.

Agradeço-Te por tudo.

Obrigado, Deus, muito obrigado!

🌹🌵🌹
Lourival Lopez
Obra: Deus ajuda
🌹🌵🌹

SIMPATIA E BONDADE


No plano infinito da Criação jamais encontraremos alguém que prescinda de dois derivados naturais do amor: a simpatia e a bondade.

A árvore frondosa e plena de vigor solicita o apoio do sol e a solicitude do vento para conservar-se e estender as suas propriedades vitais.

O animal, por mais inferior na escala dos seres, requer o carinho e a ternura da terra, a fim de manter as próprias funções e aperfeiçoar o seu modo de ser, no meio em que se desenvolve.

A criança e o jovem, a mulher e o homem, tornam-se enfermiços e infelizes, se não recebem o calor da bondade e da simpatia por alimento providencial na sustentação do equilíbrio e da saúde, da esperança e da paz que lhes são indispensáveis no esforço de cada dia.

Procura pois, revestir as próprias manifestações, perante aqueles que te rodeiam, com os recursos da simpatia que ajuda e compreende, e da bondade que concede e perdoa, ampliando a misericórdia no mundo e fortalecendo a fraternidade entre todas as criaturas.

Enriquece com o teu entendimento o patrimônio afetivo do companheiro e o companheiro retribuir-te-á com auxílios originais e incessantes.

Envolve em tua generosidade fraterna a alma infeliz e desajustada, e nela descobrirás imprevistas nuanças do amor.

Não desprezes a simpatia e a bondade ante as lutas alheias e a bondade e a simpatia nos outros te abençoarão toda a vida.

🌹🌵🌹
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra: O Espírito da Verdade
🌹🌵🌹

Na subida espiritual


Esmorecer na prática das boas obras será desmerecer-nos diante delas. Acontece o mesmo no trabalho de elevação.

A planta que hoje reclama extremo cuidado ao cultivador não lhe dá frutos imediatos.

O aprendiz, de começo, na escola, não responde às arguições do professor na pauta do entendimento e da cultura com que lhe recolhe os ensinamentos.

Que seria de nós, as criaturas humanas destinadas à perfeição angélica, se o Criador nos exigisse chegar à meta de um dia para outro?

Em todo empreendimento digno, tanto quanto em qualquer construção, entre o início e o acabamento da tarefa jazem, de permeio, o ideal e o serviço, a persistência e a esperança. E quando a empresa em curso se refere ao nosso anseio de melhorar espiritualmente aqueles que mais amamos, é forçoso reconhecer que ninguém consegue modificar alguém, sem que esse alguém se disponha à transfiguração necessária.

Compreendamos assim que, se não é lógico alterarem-se, por nossa causa, as leis e as experiências que regem as criaturas e as instituições que nos sejam queridas, podemos perfeitamente mudar a nós mesmos pela força de nossa vontade na oração, na decisão, no serviço e na lealdade aos compromissos assumidos para a sustentação das boas obras, seja no plano externo ou no campo íntimo, em nós ou fora de nós, aprendendo a compreender e a sofrer, a edificar e a servir, a suportar e a esperar.

🌹🌵🌹
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Bênção de paz
🌹🌵🌹

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.